sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

[Parceiro] Jim Carbonera

| |
O Autor


Jim Carbonera nasceu no Brasil, em 27 de fevereiro de 1982. Natural de Porto Alegre, reside ainda hoje na cidade que serve de inspiração para suas escritas.

Iniciou escrevendo contos sobre o cotidiano, expandindo-se com o tempo para outras áreas literárias. A partir de autores latino-americanos como o chileno Alberto Fuguet, o cubano Pedro Juan Gutiérrez e o brasileiro Reinaldo Moraes, injetou alma e realismo à sua narrativa.

Formou-se em turismo, exercendo a profissão por quatro anos e abandonando-a para dedicar-se integralmente à literatura. Suas obras têm como cenários ambientes ríspidos, libertinos, melancólicos e atrozes, e seus personagens possuem a subversividade como características principal. Segue o estilo literário do Realismo Urbano.


Tem como projeto pessoal escrever — em forma de ficção — obras que relatem o ciclo urbano de Porto Alegre. Onde narrará as particularidades da cidade, dos seus moradores e dos visitantes que dão vida e personalidade para essa metrópole tão peculiar. 

É autor dos livros Divina Sujeira (2011), Verme! (2014) e Royal 47 (2015). Obras que fazem parte do projeto acima citado.

Contato: 
Email - jimcarbonera@gmail.com
Instagram - @jimcarbonera 

Seus livros


Divina Sujeira (2011)


SINOPSE: Na primeira parte de Divina Sujeira, nos deparamos com um romance ríspido e underground. O livro nos apresenta o protagonista Rino Caldarola e sua insolente personalidade. Evidencia um anti-herói vulgar e narcisista que vive afogado em sua própria alienação de classe média, despreza a moral e os bons costumes e se equilibra na corda bamba da insensatez.


Entre uma bebida e outra, uma vitória e uma derrota, Rino percorre a cidade de Porto Alegre sem um objetivo a ser alcançado, apenas absorvendo o oxigênio que lhe é servido.



Na segunda parte, a narrativa exibe contos com mulheres sinuosas e independentes, homens excêntricos e viris em histórias de amores simples, atitudes sórdidas e finais inusitados. Com uma escrita vigorosa e direta e usando o sarcasmo e a tensão como aliados, o autor conduz os leitores aos mais variados sentimentos, revelando uma faceta absolutamente sincera de um mundo sujo e repleto de pecados.


Verme! (2014)


SINOPSE: Entre o fictício e o real, Rino Caldarola narra em primeira pessoa suas desventuras e desatinos em Porto Alegre, sua cidade natal. Inconformado pela escassez de inspiração e à procura de um lugar ao sol no cenário literário brasileiro, o protagonista é o reflexo das desilusões e dos anseios que atormentam uma sociedade cada vez mais conturbada e contraditória.

Com uma narrativa insolente e exasperada, Rino constrói e defende seu espaço pessoal utilizando-se de ironia, arrogância e de um erotismo cru. Busca desvencilhar-se de sua mãe coruja e do seu bairro que outrora fora de classe média, mas agora se elitiza em nome do progresso. E, principalmente, luta para desembaraçar sua paradoxal maneira de pensar e ver o mundo.


Royal 47 (2015)


SINOPSE: Nesta obra, Jim Carbonera mantém sua narrativa infame e vil dos livros anteriores. Nomeia cada capítulo como se estivesse homenageando-os e transforma Royal 47 em um romance feroz e corrosivo.

Seu protagonista, Rino Caldarola, deixa de morar com os pais e muda-se para um ambiente conturbado e efervescente. Uma nova visão sobre o mundo está prestes a nascer das teclas de sua primeira máquina de escrever que, além de auxiliá-lo em seu novo objetivo — de escrever um romance datilografado —, se transforma em sua principal companhia.

Rino, sem receio algum, mantém-se o bon vivant inconsequente de outrora e utiliza-se da insensatez como válvula de escape para enfrentar os desígnios da vida.

Jim Carbonera expõe explicitamente um personagem que desdenha a sobriedade civil, inspira-se e deleita-se em tudo que o cerca e, definitivamente, utiliza a sociedade como seu espelho transgressor.


Em breve terá resenha do livro Verme! aqui no blog, fiquem ligados!

Abraços, Alana.

Um comentário:

  1. Tenho muita curiosidade de ler esse autor, me parece muuuuito interessante!! Vou ler sua resenha também :)

    ResponderExcluir