quinta-feira, 16 de junho de 2016

[Resenha] A Garota no Trem

| |


Autora: Paula Hawkins
Editora: Record
Ano de Publicação: 2015

SINOPSE: Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d’água, pontes e aconchegantes casas. Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes – a quem chama de Jess e Jason –, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess – na verdade Megan – está desaparecida.
Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos.

Rachel Watson é uma mulher alcoólatra, ela nem sempre foi assim, ela gostava de beber, mas algumas circunstâncias a fizeram começar a beber cada vez com mais frequência. Seu marido Tom, cada vez mais cansado dos constantes escândalos e perdas de memória de Rachel, acaba se envolvendo com outra mulher e divorciando-se de Rachel.

Agora, Tom é casado com Anna e tem uma filha, chama Evie. Depois do divórcio, Rachel passa morar com uma antiga amiga da faculdade, Cathy.  Por causa do seu problema com o álcool, Rachel acaba sendo demitida de seu emprego e para não ser despejada por Cathy, ela continua agindo como se nada tivesse acontecido.

Todo dia, ela sai de casa e pega o trem das 8h04 para Londres e volta no trem das 17h56, tudo para esconder o fato de que agora está desempregada.

"De manhã embarco no trem das 8h04, e, na volta, pego o das 17h56. É o meu trem. É nele que viajo. É assim que as coisas são."

Durante a viagem, o trem para sempre no mesmo lugar - uma espécie de "sinal vermelho" para trens - onde há várias casas beirando a linha férrea, inclusive a casa em que Rachel costumava morar com Tom, onde agora ele mora com Anna e sua filha. Mas agora, a casa que mais chama a atenção de Rachel é a casa de número 15, onde moram Jason e Jess.

Jason e Jess são os nomes que Rachel deu para o casal aparentemente muito apaixonados, um casal comum, um casal feliz .. - nos pensamentos de Rachel, essa era a vida feliz que ela tinha com Tom, antes de tudo acontecer entre eles.

Certo dia, parada nesse sinal, Rachel já se preparava para ver mais uma cena linda do casal, apaixonados e felizes, quando ela vê algo muito diferente do comum e que muda completamente sua opinião sobre o casal.

Em uma noite, depois de beber bastante, Rachel decide ir até a sua antiga casa procurar Tom, entretanto no meio do caminho acontece algo e ela acorda em sua casa (a que divide com Cathy) com um galo na cabeça, a boca sangrando e vários outros machucados pelo corpo.

Rachel não consegue se lembrar de absolutamente nada do que aconteceu, e para completar, ela descobre que Jess na verdade se chama Megan e desapareceu na mesma noite da qual ela não se lembra de nada e perto de onde ela estava.

Rachel resolve ir a polícia e contar o que viu acontecer na casa de Megan através do trem antes da mesma desaparecer, porém devido ao seu problema com o álcool Rachel passa a ser considera uma testemunha não muito confiável e até suspeita. Com isso, Rachel decide então, desvendar este mistério por conta própria, porém quanto mais ela se envolve nesse caso, mais risco a sua vida passa a correr. 

Achei o inicio do livro um pouco arrastado, pois Rachel passa narrando sua decadência pessoal o que acaba tornando um pouco chato, mas tirando esse fato, achei o livro ótimo! A autora soube estruturar bem a história e você sente o mistério (gênero característico de um thriller psicológico) até a última página do livro.

O livro é narrado em primeira pessoa, e não só por Rachel, mas também por Megan e por Anna. Os capítulos retratam dias corridos e estes são divididos em períodos, como manhã, tarde e noite. O livro também requer um pouco mais de atenção, pois as vezes uma das personagens está narrando o passado, depois a narrativa muda para o presente (para não se confundir, há sempre uma data acima do atual tempo da narrativa).

Isso de passado e presente não "estragou" a narrativa do livro, muito pelo contrário, o deixou mais interessante e misterioso, devo confessar que eu não queria largar o livro um minuto sequer, a história consegue te prender de tal maneira que você só quer lagar quando o livro terminar e olhe lá [hahahaha].

Então se você gosta ou está a procura de um bom thriller, leia A Garota no Trem.

O livro ganhará também uma adaptação cinematografia, o qual será lançado em setembro deste ano.
O elenco do filme contará com Emily Blunt como Rachel, Rebecca Ferguson como Anna, Haley Bennett como Megan, Justin Theroux como Tom e Luke Evans como Scott (Jason).

E para quem tiver interesse e para quiser ficar mais aguçado sobre, aqui está o trailer do filme:




Acompanhe o blog através das redes sociais:



7 comentários:

  1. Eu tinha achado essa sinopse SUPER interessante, mas já vi tanta gente falando mal que desanimei. Vi o trailer e fiquei interessada. Com certeza darei uma chance pelo menos para o filme :D

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também li algumas resenhas super negativas, acho que foi mais pelo fato de terem comparado ele com "Garota Exemplar", mas eu gostei bastante dele!

      Excluir
  2. to muito em duvida sobre esse livro, já vi muitas coisas negativas sobre ele, mas aind acho que darei uma chance

    ResponderExcluir
  3. Uau! Eu já havia ouvido falar desse livro e queria ler, agora sabendo que vai ter filme quero ler mais ainda! *----*

    ResponderExcluir
  4. Agora a minha cabeça está mais confusa, e a pergunta é: Leio ou não leio? Mas sinceramente acho que darei uma chance para o livro pois você me deixou bem intrigada em alguns pontos, e sei que pra saber do final disso tudo terei que encarar o livro. Bela resenha, Alana, gostei muito da sua forma de escrever.

    http://www.livrofilia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha eu também estava assim antes de pegar ele pra ler, vi muita resenha negativa sobre ele, mas é aquela coisa né, não devemos ir tanto pela opinião de alguns, as vezes um livro que certa pessoa não gostou, você goste bastante rs
      Sim, só lendo pra desvendar todos esse mistério haha
      Obrigada *-*

      Excluir