quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

[Resenha] O Silêncio dos Inocentes

| |


Título - O Silêncio dos Inocentes
Autor - Thomas Harris
Editora - Edições BestBolso
16ª edição, ano 2008

SINOPSE: Cinco mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes localidades dos Estados Unidos. Para chegar até o criminoso, a jovem agente do FBI Clarice Starling entrevista o ardiloso psiquiatra Hannibal Lecter, cuja mente psicopata está perigosamente voltada para o crime. Ao seguir as pistas apontadas pelo dr. Lecter, Clarice envolve-se em uma teia mortífera surpreendente.


O livro conta a história da agente do FBI Clarice Starling, que tem que descobrir a identidade de um psicopata, conhecido como Bufallo Bill, que rapta e assassina mulheres.

Encontradas em pequenos espaços de tempo e em diferentes margens de rios do país, os corpos das vítimas têm o mesmo padrão: mulheres grandes e nuas, em estado avançado de decomposição, com cortes nos seios e nas costas e em cujas gargantas foram colocadas pupas de uma espécie rara de mariposa.


Para isso, ela tem que entrevistar o dr. Hannibal Lecter, um renomado ex-psiquiatra com um perfil psicopata preso em um dos principais hospitais penitenciários para criminosos alienados mentais, condenado ao corredor da morte pela acusação de canibalismo e é o único que pode dar pistas do perfil psicológico e os próximos passos dele.

O problema é que Hannibal exige que em troca das informações sobre Bufallo Bill, a policial sacie sua curiosidade doentia contando detalhes sobre a vida dela no passado.

Bufallo Bill cobiça a pele das mulheres porque deseja ser uma. Embora não se enquadre na condição da travestilidade – visto que transexuais na maioria das vezes são passivos e sem traços violentos, até mesmo por causa de sua posição oprimida pela sociedade –, ele se mostra feminilizado e com preocupação exagerada com a própria aparência. Por isso, o maníaco não pode ser considerado um transgênero legítimo.


O livro também foi adaptado para os cinemas, lançado em 1991, dirigido por Jonathan Demme e estrelada por Jodie Foster e Anthony Hopkins, além de Ted Levine como Bufallo Bill. O filme traz todos os detalhes do texto escrito, intensificando-as por meio de interpretações primorosas. Não é atoa que o filme foi o vencedor das cinco principais categorias do Oscar de 1991 (Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme e Melhor Diretor).
Trailler do filme:

Abraços, Alana.

Um comentário:

  1. Fiquei com vontade de ler esse livro, ainda mais porque não terminei o filme hahaha então o efeito "surpresa" ainda pode valer.

    Beijos.

    (Carol)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir