quarta-feira, 22 de março de 2017

[Resenha] O Circo Mecânico de Tresaulti

| |

Título: O Circo Mecânico de Tresaulti
Autora: Genevieve Valentine
Editora: Darkside


SINOPSE: Respeitável público, o Circo voltou!
Num mundo pós-apocalíptico, onde as pessoas não tem mais acesso à tecnologias de ponta, uma caravana circense leva esperança por onde passa.
Os artistas são sobreviventes de guerra, que tiveram seus corpos mutilados reconstruídos com complexas estruturas mecânicas.
 


A história se passa após várias guerras que resultaram na morte e amputação de milhares de pessoas, e destruição de cidades inteiras.

O Circo Mecânico é diferente em muitos aspectos, comandado pelas mãos da poderosa Boss. Principalmente quando se envolve os membros do circo. Formado por pessoas que já não têm mais esperanças e nem sonhos, são refugiados e ex soldados mutilados pela guerra. Artistas que foram transformados por Boss, eles são resistentes, leves e com capacidades jamais imaginadas.

Boss pega essas pessoas mutiladas pela guerra e com ajuda de peças, metal e engrenagens ela ‘restaura’ a pessoa de uma forma única. O circo resiste a guerra e viaja pelas muitas cidades abaladas e destruídas levando um pouco de alegria e encantamento aos seus moradores.

Mas nem tudo são flores, ao mesmo tempo em que o circo leva o momento de distração para a população, também chama a atenção do governo. E Boss arriscará a sua vida pelo circo, por sua família. 

O "cara do Governo" quer usar o talento da Boss e de seus artistas como artifícios bélicos, criando assim um novo exército para essa guerra que parece não ter fim.

Além desse conflito que a Boss tem que lidar com o governo, ela tem que resolver as questões internas do circo, afinal há muita competitividade entre os artistas e, com o decorrer da leitura, entendemos porque cada personagem é como é, o porquê das suas ambições e as razões que os levam a tomar cada atitude que tomam. E é o desenvolvimento desses dramas e o final brilhante que fazem desse livro uma obra maravilhosa.

De início, O Circo Mecânico Tresaulti, é extremamente confuso e estranho, (o que te faz ter um pouquinho mais de atenção) me senti bem perdida, parecia haver várias histórias soltas, mas na medida em que fui lendo consegui entender o sentido de cada história dos integrantes do Circo e seu papel e função dentro dele.

Se você perseverar vai perceber o quanto o livro é interessante e o quanto toas as informações - que pareciam coisas aleatórias e jogadas - vão se tornando informações essenciais e toda a teia vai se ligando de forma genial. Não faltou genialidade neste livro!

O livro vai tratar muito das falhas humanas, em alguns momentos vemos o pior que o ser humano pode chegar e, em contrapartida, vai trazer uma lição em como ser humano em tempos difíceis. Vai trazer uma história bonita tratando da fidelidade e de como balancear o que todos nós trazemos de bom e ruim, o equilíbrio entre o belo e o feio, o bem e o mau.

Como a narrativa não é linear, o leitor tem que ficar bastante focado e prestar atenção aos detalhes e aos personagens. A narrativa usada por Genevieve tem um tom tão mágico e sobrenatural como um espetáculo do próprio circo. É como se o leitor estivesse na plateia.

Quanto a arte, dispensa comentários, é perfeita! É uma das capas mais lindas da minha estante. Esta edição de capa dura ainda traz uma cartinha da autora para os leitores brasileiros logo no começo e um marcador de páginas circular que lembra um relógio steampunk.




Nenhum comentário:

Postar um comentário