quinta-feira, 15 de setembro de 2016

[Resenha] O Céu Está Em Todo Lugar

| |

Título: O Céu Está em Todo Lugar
Autor: Jandy Nelson
Ano de publicação: 2010
Editora: Novo Conceito

SINOPSE: Eu deveria estar de luto, não me apaixonando.

Às vezes é preciso perder tudo, para encontrar a si mesmo... 



Lennie Walker, obcecada por livros e música, tocava clarinete e vivia de forma segura e feliz, à sombra de sua brilhante irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre de forma abrupta, Lennie é lançada ao centro de sua própria vida, e, apesar de não ter nenhum histórico com rapazes, ela se vê, subitamente, lutando para encontrar o equilíbrio entre dois: um deles a tira da tristeza, o outro a consola. 




O romance é uma celebração do amor, também um retrato da perda. A luta de Lennie, para encontrar sua própria melodia em meio ao ruído que a circunda, é sempre honesta, porém hilária e, sobretudo, inesquecível.



Lennie acabou de perder sua irmã mais velha abruptamente.

Em um dia Bailey estava lá ensaiando para interpretar Julieta em uma peça da escola, no outro, já não estava mais.

O luto de Lennie é complicado, cheio de negação e agonia, e a vida dela antes resumida em ser a sombra de Bailey, de repente se torna um painel solar! Lennie nunca soube lidar com a realidade sem a irmã por perto. Não conhece um mundo onde Bailey não exista mais.

As irmãs cresceram juntas no abandono da mãe, na esquisitice da família e agora só existe a Lennie. Não bastasse ter que lidar com a repentina solidão, Lennie vem a descobrir que está se apaixonando: como pode se apaixonar quando o corpo da irmã nem esfriou no túmulo?!

Lennie vive com a vovó e seu tio Big. Ela e sua irmã foram morar na casa da vovó quando sua mãe, Paige, as abandonou para "viver uma aventura" pelo mundo. Após a morte de Bailey, a rotina deles de todos os dias se resume à: tomar chá, almoçar, chá da tarde e jantar, e todas as refeições tem o mesmo gosto de cinzas.

Eles não conseguem conversar, nem sobre o que aconteceu ou sobre qualquer outro assunto. Até que o ex-namorado de Bailey, Toby, resolve aparecer na casa da vovó para conversar com Lennie. E é nesse momento que as coisas começam a acontecer.

Toby parece ser o único que entende pelo o que Lennie está passando, ambos perderam a pessoa mais importante da vida deles e eles tentam se consolar, porém esse consolo vai além do que Lennie imaginava, ele quer tocar Toby, beijá-lo, abraçá-lo como se dessa maneira ela fosse se sentir o mais próxima possível de Bailey.

A tristeza é uma casa
em que as cadeiras
se esqueceram de como nos segurar,
os espelhos de como nos refletir,
as paredes de como nos conter.
A tristeza é uma casa que desaparece
cada vez que alguém bate à porta,
uma casa que se vai com o vento
à menor rajada,
que se enterra no solo
enquanto todos estão dormindo.
A tristeza é uma casa em que ninguém pode proteger você,
em que a irmã caçula
vai envelhecer mais que a mais velha,
em que as portas
não deixam mais você entrar
nem sair.
(encontrado debaixo de uma pedra, no jardim da vovó)

Lennie, no entanto, não consegue parar de pensar no que sua irmã pensaria dela, se envolvendo com o seu namorado, Lennie não era assim, ela não faz esse tipo de coisa. E é nesse momento que Joe Fontaine aparece para salvá-la, sendo apaixonante e super fofo, aparecendo todas as manhãs na casa da vovó com croissants e seu violão, tentando animar a todos. Lennie então fica presa nesse "triângulo amoroso" enquanto deveria estar de luto por Bailey. 

Mas não se trata de um triângulo amoroso, longe disso (por isso as aspas ali em cima)! Toby é quase o fantasma da realidade onde a irmã mais velha de Lennie ainda estava viva e ela se odeia por sequer pensar a se atrair pelo namorado de Bailey.

Diferente da compreensão de Joe, que é mais amigável e distante, Toby sente a perda de Lennie e quer extinguir isso. O livro te mostra o quanto ela se sente errada por Toby e o quanto Joe é o caminho certo. Joe é o garoto da banda, o menino perdidamente apaixonado cujo sorriso consegue arrancar o fôlego e os pensamentos racionais de Lennie. Ele é com certeza um futuro promissor, uma possibilidade de felicidade depois de toda aquela agonia.

O livro em grande parte gira em torno da grande dúvida de Lennie - ou John Lennon, como a apelidou o querido Joe - em se dividir entre o luto, a paixão, a dúvida e à procura pela sua mãe . Ela quer ser feliz, mas sempre que se sente assim, fica mal por não poder compartilhar com Bailey. Afinal, elas eram melhores amigas e contavam tudo uma à outra, ou era isso que Lennie pensava, pelo menos.

O Céu Está Em Todo Lugar é um livro sobre superação e auto-descobrimento, sobre encontrar força na sua dor e lidar com o fato de que ela nunca irá desaparecer completamente.

O que mais me encantou no livro, é que ao longo dele temos alguns poemas de Lennie, escritos em papéis, copos descartáveis, árvores, papéis de bala, paredes de banheiro, livros .. onde ela estiver e quanto sentir vontade de se expressar! 

Quem acha que esse é um livro simples, tanto por dentro, quanto por fora, está completamente enganado! Ele vai te fazer rir, chorar e pedir por mais; mais Jandy, por favor!





Acompanhe o blog através das redes sociais:


17 comentários:

  1. Oie!!!!!
    Gostei bastante desta leitura e amei vê-lo resenhado aqui no Ironia!
    Esta estória apesar de triste é bem fofa! Acho que você resumiu perfeitamente quando escreveu que este livro é sobre superação e auto-descobrimento!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gente, que loucura isso da menina estar atraída pelo namorado da irmã que morreu, eu nem sei nem o que pensar disso. Quem é que escreve uma coisa dessas? Cruel essa situação hahaha. Imagino que ela enfrente vários dilemas...

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  3. Alana adorei sua resenha, mas triângulo amoroso e tipo o namorado da irmã que morreu,não curti isso não. Acho que não lerei o livro infelizmente. Vou procurar saber um pouco mais dele e sei lá algumas coisas na história dele me incomodaram então não sei se seria uma boa opção de leitura para mim

    ResponderExcluir
  4. Gosto de livros que tragam essa coisa de superação por perda e afins. Me deixa sempre muito curiosa!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do livro. Com certeza vou pesquisar mais sobre ele, pois me interessei bastante.
    Gostei muito da resenha!!
    Beijos, meumundomeusbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oláá
    Quando li a sinopse não me animei muito imaginei um livro clichê, mas lendo sua resenha repensei a história e quero ler.
    Espero gostar ^^
    Bjoos

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha, mas já havia visto outras resenhas (a maioria positiva) e não me identifiquei com a sinopse, e não é um livro que leria.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Caramba, adorei a resenha! Pela sinopse você ainda tem aquele receio, mas após ler sua resenha percebe-se que a sinopse não faz jus ao livro. Espero ter a oportunidade de lê-lo um dia.
    www.horadaleituraa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    O livro parece ser bem interessante, e trata de modo delicado um tema pesado como o luto e familia disfuncional, fiquei curiosa :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Alana,

    Tenho esse livro na minha estante a tanto tempo que me lembrei dele agora lendo a sua resenha. Acho a capa linda, diagramação, mas ainda não tive aquela empolgação para ler.

    Quem sabe quando a série sobre esse livro sair. Parece mesmo ser um livro muito triste, tomara que quando eu ler goste da leitura.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa, quantos dilemas deve passar a personagem principal. Acredito que seja uma história para se rir e chorar mesmo, com personagens bem carismáticos.
    Excelente texto. Abraços

    naciadelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. nossa, parece que a história vai e vem, deve ser um pouco agoniante, a protagonista fica com tantas indecisões.
    mas gostei do fato da autora trazer uma realidade do nosso cotidiano, que as pessoa não dão muito importância, que é, quando a mãe abandona um filho e ele tem que ser criado por outra pessoa. adorei a resenha beijos

    Taynara Mello | Indicar livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  13. Achei algumas coisas estranhas, gostei de outras... Ainda estou pensando se coloca na minha lista ou não! Hehehe
    Uma coisa é certa. Esse não é um livro para eu ler agora. Li tantos livros sobre superação e luto que tô tentando ler outras coisas por agora.
    Um xêro,
    Prit

    ResponderExcluir
  14. Gente que história! Difícil ta na pele dessa personagem hein? Nem eu saberia lidar, mas imagino que ela tenha conseguido se sair bem. Amei a ideia saber que ela era obcecada por livros e música e depois vc disse que tem poemas dela no livro, amo poesia, isso me chamou muito a atenção.
    Parabéns pela ótima resenha!
    Beijos
    Tamara
    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
  15. Parece ser um livro bonito e profundo, infelizmente não me sinto pronta o suficiente para ele.

    Lua, Meu Mundo da Lua

    ResponderExcluir
  16. Se eu amei esse livro? Adorei!!! Leria mesmo. bela resenha <3
    http://detudo-umtodo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Chocada com essa situação, nem consigo imaginar uma pessoa se apaixonar pelo namorado da irmã que acabou de falecer. Mas tem aquela coisa de que não mandamos no coração rs Gostei da resenha
    Beijos.
    http://www.livrofilia.com/

    ResponderExcluir