quinta-feira, 28 de julho de 2016

[Resenha] Um Ano Bom

| |

Autora: Ana Faria
Ano de publicação: 2014
Editora: Ases da Literatura

SINOPSE: Christopher é um aluno querido na escola, sempre cercado de amigos e garotas. Vivendo seu último ano do Ensino Médio, com uma vida confortável até então, Chris vê seu mundo abalado quando uma nova aluna surge na classe, atraindo seu interesse e despertando em seu coração sentimentos nunca antes experimentados. A princípio Chris e Clara pareciam ser incompatíveis, mas na medida em que vão se conhecendo, muito do que acreditavam começa a ser questionado e o amor surge inexplicavelmente.

Chris é o cara mais lindo da escola, popular, jogador de futebol, está sempre rodeado de garotas, bem querido entre seus amigos e um pouco galinha até. Apesar de tudo isso, ele não tinha o ego inflado, diferentemente de seus amigos, Chris sempre tentava tratar todos de maneira igual, contudo ele não interferia no comportamento de seus amigos, as vezes até ria de suas gozações - como todos bem sabemos, a turma de populares sempre gosta de zoar aqueles que não fazem parte de seu grupinho.

Christopher tinha tudo o que queria e se sentia confiante com o último ano escolar, iria aproveitar aquele ano e tentar passar em uma boa universidade, foi quando viu Clara pela primeira vez.

Clara, chegou no primeiro dia de aula, e diferente das garotas a quem Chris estava acostumado a ver na escola, ela usava pouca maquiagem, tinha o cabelo tingido de vermelho, usava roupas despojadas, na verdade ela não queria nem estar naquela escola, porém ela foi convidada a se retirar se seu último colégio, e naquele ano, não queria chamar a atenção de ninguém para si.

No entanto, Clara atrai para si os olhares tortos dos populares e o interesse de Chris. Depois de ler a sinopse e chegar até aqui, você pensa que esse livro é só mais um histórinha de amor infanto-juvenil, mas é ai que você se engana meu caro leitor.

Clara tem um passado complicado, o que resulta em um crescimento com problemas de aceitação e confiança. Ela é muito inteligente, entretanto é antissocial, fechada e sofre com a falta de auto estima. E é na relação com Chris que ela irá despertar para sentimentos até então desconhecidos.

Mesmo tendo um ano bom ao lado de Chris, Clara também enfrentará o bullying na escola, o que tem acontecido bastante ultimamente. Ela é "atacada" na escola, humilhada por um grupo de garotas que se acham melhores do que as demais, com isso, ela sofre o preconceito por ser diferente da maioria. Clara teve um histórico ruim no colégio anterior pelo mesmo motivo, ela consegue nos mostrar então como passar por essa situação controlando a raiva e não partir para a agressividade.

Um Ano Bom te faz se irritar, rir, se apaixonar e refletir do começo ao fim! Ele nos traz muito mais que um romance entre adolescente, o livro aborda temas muito importantes nos dias de hoje, tais como religião, gravidez indesejada, bullying, fé, controle da raiva, amor e perdão.

A narrativa de Ana Faria é bem envolvente e nos traz uma nostalgia quanto a época de escola. A autora consegue nos mostrar de forma simples consequências que podem destruir ou fortificar uma vítima de bullying na escola e como isso pode ser evitado.

Este é um livro que deveria ser levado para todas as salas de aula. Um outro detalhe muito importante, a autora disponibiliza ao final do livro um Roteiro de Estudos sobre o livro, o que torna uma pedida indispensável para a sala de aula.


Acompanhe o blog através das redes sociais:

16 comentários:

  1. Gosto bastante de livros que aborda o assunto, e esse parece ótimo.
    Adorei a resenha!!
    Beijos,
    meumundomeusbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante de livros que aborda o assunto, e esse parece ótimo.
    Adorei a resenha!!
    Beijos,
    meumundomeusbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Você tocou em um ponto importante, parece mesmo um ótimo livro para ler levado às escolas. Não sei se leria agora, mas naquela época certamente teria um impacto muito grande caso eu o lesse.

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  4. OLAR!
    Não conhecia esse livro, mas compraria só pela temática. E quando a escrita parece abordar bem o tema, melhor ainda!
    Amei seu blog e tô seguindo aqui, visite o meu e se gosta, siga também! /^-^/
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto esse livro em outro blog antes, e mais uma vez reforçou o meu desejo de adquiri-lo. Sei que não seria um livro que leria no momento mas sei a vez dele iria chegar. Acho a capa bonita e o nome além de simples, bastante interessante.
    Gostei da sua resenha, pelo que vejo você gostou bastante do livro, e isso é bom.
    Beijos.

    http://www.livrofilia.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, achei super interessante! Seria muito bom mesmo se ele fosse trabalhado em salas de aula, eu iria gostar muito ^^

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante esse livro! A autora teve uma excelente sacada em pensar na obra sendo discutida nas escolas. É a literatura dando sua contribuição para um mundo melhor, sempre! *---*
    Um xêro.

    www.umadoseparaomeudia.com

    ResponderExcluir
  8. Oie!!!
    Achei bem interessante a estória e pelo que li em sua resenha o livro não é superficial, o que é ótimo!
    Acredito que todo o aconselhamento, apoio e inclusive dicas sobre esses temas são muito válidos e ver uma personagem principal sabendo ou aprendendo a lidar gera o exemplo perfeito para o adolescente.
    Nesta fase tudo são certezas e incertezas, pois está sendo finalizada a formação do nosso ser e do nosso caráter. Então aprender a como nos postar frente a certas situações é ótimo! Concordo com você: este e outros livros como este deveriam fazer parte do material didático dos alunos!
    Valeu a dica!
    Bjinhos :)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  9. parece ser um livro maravilhoso! Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  10. Aí adorei, já quero ler. Parece ser bem interessante e importante os temas desse livro

    ResponderExcluir
  11. Eu ja queria ler esse livro antes, agora então quero mais ainda. Adoro quando um livro consegue abordar assuntos importantes.
    Vou procurar pra ler, com certeza!

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha, despertou o meu interesse nele. Já quero!!! hahah

    http://detudo-umtodo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei a temática do livro, difícil encontrarmos livros assim

    www.misteriosliterarios.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ei Alana, que livro incrível!
    A história parece ser muito boa. Sabe o que é melhor em histórias assim? elas nos transformam e nos deixam mais fortes!

    Super beijo!


    Lua xx
    Meu Mundo da Lua - FanPage

    ResponderExcluir
  15. Oláá
    Não conhecia o livro, mas fiquei encantada com a premissa, a temática e claro, com a sua resenha haha
    Sobre o Roteiro de Estudo... AMOOO, sempre tinha nos livros da Coleção Vagalume! ^^
    Bjoos

    Jovem Literário
    Jovem Literário

    ResponderExcluir