quarta-feira, 6 de julho de 2016

[Resenha] A Menina da Neve

| |
 

Título: A Menina da Neve
Autora: Eowyn Ivey
Ano de publicação: 2015
Editora: Novo Conceito

SINOPSE: Alasca, 1920: Um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando um do outro cada vez mais ele, no duro trabalho da fazenda, ela, se perdendo na solidão e no desespero. Em um dos raros momentos juntos durante a primeira nevasca da temporada, eles fazem uma criança de neve. Na manhã seguinte, ela simplesmente desaparece. Jack e Mabel avistam uma menina loira correndo por entre as árvores, mas a criança não é comum. Ela caça com uma raposa-vermelha ao lado e, de alguma forma, consegue sobreviver sozinha no rigoroso inverno do Alasca. Enquanto o casal se esforça para entendê-la uma criança que poderia ter saído das páginas de um conto de fadas , eles começam a amá-la como se ela fosse filha deles. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam ser, e o que aprendem sobre essa misteriosa menina vai transformar a vida de todos eles.


Amo o frio e a neve (apesar de nunca ter visto hahaha) e livros que se passam em cenários frios sempre me chamam mais a atenção, e não foi diferente com A Menina da Neve (bem óbvio).

A Menina da Neve nos conta a história de um casal que mora no Alasca. Com muita dificuldade eles vão vivendo a vida, em meio a rigorosos e quase mortais invernos.

Jack e Mabel nunca tiveram filhos, apesar de quererem muito. Quando Mabel era jovem ela perdeu o bebê e eles nunca mais conseguiram ter outro (esqueci de mencionar que eles são um casal já de idade). Mabel se sentia sufocada por seus parentes sempre ali felizes e "esfregando" na cara dela como era bom ter filhos. Então ela convence Jack a se mudarem para o Alasca, para começar uma nova vida sozinhos e longe de todos.

Em uma certa noite de início de inverno, havia nevado o bastante a ponto dar para fazer um guerra de bolas de neve (sim, esse é um dos meus sonhos) e é o que Jack e Mabel fazem, deixando a velhice de lado e brincando como se ainda fossem crianças.

Eles decidem então montar um boneco de neve, ou melhor dizendo: uma menininha de neve. Eles a fazem perfeita, com direito a olhos, lábios, cabelo e até um lindo cachecol e luvas vermelhas.

Na manhã seguinte, a menininha de neve simplesmente desaparece, e consigo o cachecol e as luvas que Mabel usou para enfeitá-la.

É neste momento que a história começa a ficar realmente boa e a ter um toque especial, uma linda menininha surge na vida do casal.

A cada dia ela se aproxima um pouco mais de Jack e da casa, até que um dia ela revela seu nome: Faina. Ela sempre vem e vai, sem interagir muito ou das explicações. Os invernos passam, e todos os anos a menina aparecia na primeira nevasca de inverno para fazer companhia ao casal.

Mesmo diante de seus olhos, aquela menina seria mesmo de verdade? Seria realidade ou apenas fantasia? Ou como disse uma amiga de Mabel, seria apenas a "febre da cabana"?

"A menina conhecia a floresta e seus atalhos. Ela encontrava comida e abrigo. Não era só disso que uma criança precisava? Mabel diria que não. Diria que a menina precisava de calor e afeto e de alguém para cuidar dela, mas Jack ficou imaginando se isso tinha ou não mais a ver com os desejos da mulher ou com as necessidades da criança."

A narrativa é fluida, com um leve suspense o que prende o leitor até a última página. Sobre o desenrolar da história, ela tomou um rumo totalmente inesperado, o que me surpreendeu bastante e eu amei! Em nenhum momento ele perde aquele toque de mistério.

Vale ressaltar que a presença dos personagens secundários do livro são de extrema importância no desenrolar da história.

O livro foi inspirado em um famoso conto de fadas russo, chamado SNEGUROCHKA, onde um casal de velhos vive todos os invernos com uma menina de gelo. Achei incrível como a autora criou uma atmosfera ao redor disso e como faz menção do mesmo ao longo da história (isso não é um spoiler, acalmem-se).

A Menina da Neve é um livro único, não é atoa que ele foi finalista do prêmio Pulitzer.


Acompanhe o blog através das redes sociais:


13 comentários:

  1. Nunca vi um livro tendo o Alasca como cenário. Já vi uns documentários na tv, então imagino como seja difícil a vida desses dois hahaha. Gostei de ter um clima de mistério e suspense, isso é SEMPRE bom, prende a gente na narrativa. Nunca tinha lido nada sobre ele e olhando a capa eu imaginava ser romance, não sei bem o motivo.
    Adorei sua resenha!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente já me disse que pensava que esse livro era de romance hahahaha mas ele é bem misterioso do início ao fim.
      Também nunca tinha lido um livro com o cenário do Alasca, foi bom conhecer um pouco como seria a vida lá!
      Obrigada Carol!

      Excluir
    2. A editora devia dar uma olhada nisso, não? Ficou muito cara de romance e nada de mistério. Acho que nunca saberia do que se trata se não fosse aqui...

      Excluir
  2. Adorei a resenha, agora deu vontade de comprar esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Sério que essa é a verdadeira história? Agora percebo que não devemos julgar um livro pela capa, pois até momento antes de iniciar a leitura da sua resenha eu achava que esse livro era de puro romance. Já que nunca tinha lido nada sobre o livro. Menina, a tua resenha já tem um ar de mistério, imagina o livro. Com toda certeza agora esse livro vai entrar para as minhas próximas compras. Gostei muito da tua resenha. Beijos.
    http://www.livrofilia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seríssimo, eu também pensava isso sobre ele, que era totalmente romance, mas ele tem aqueeeele mistério com só um toquezinho de romance, mas esse romance só contribui para o mistério do livro.
      Obrigada, beijinhos *-*

      Excluir
  4. oláá Alana
    Nossa, esse livro tem uma premissa encantadora e a cada resenha me apaixono mais pelo livro!
    Só leio resenhas lindas como a tua, preciso muito aduirir Menina da neve <3
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  5. Nossa que resenha ótima! Amei e fiquei muito curiosa para ler esse livro. Ai meu Deus lá vai mais uma pra minha lista infindável de livros que quero ler hahaha
    Parabéns pela resenha, Alana! *-* Beijos!
    Tamara

    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
  6. Também amo muito o frio e neve - também não vi até hoje KKKKKKKKK.
    Esse livro me lembrou de um filme, pelo menos do começo. A Estranha Vida de Timothy Green. Mas acho que esse livro seja melhor que esse filme.
    Gostei bastante da resenha :)
    Beijos JU
    http://www.horadaleituraa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Livros que se passam em cenários frios <3
    Droga, acabei de colocar mais um livro em minha lista de leitura que não para de crescer nunca D:
    Adorei a resenha, não deu sploiler e conseguiu definir o livro. Amei!
    Beijos ;*

    It's Geekly

    ResponderExcluir
  8. Se foi indicado ao Pulitzer provavelmente é muito bom mesmo. Eu achava que era apenas um romance.
    Sua resenha me deixou bem animado para ler.
    Abraços

    naciadelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    A resenha me deixou bastante intrigada e tenho certeza que vou procurar para ler. Parece ser uma excelente opção de leitura. Amo livros com esse cenário!
    A capa é muito bonita.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir